Mostra de Cursos: conhecendo e se apaixonando pelo CEFET-MG
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Última modificação: Segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Evento realizado há 15 anos traz estudantes de escolas públicas e particulares para conhecer a Instituição

Uma vez ao ano, os campi do CEFET-MG ficam cheios de estudantes de escolas públicas e particulares sonhando com um futuro melhor. Com olhos esperançosos, eles ouvem os alunos do CEFET-MG falando sobre seu curso, sua vivência na Instituição e suas atividades extraclasse. Em 2025, esse momento aconteceu entre os dias 9 e 12 de setembro.
Para a presidente da comissão organizadora da Mostra e diretora adjunta de Educação Profissional e Tecnológica, professora Glenda de Carvalho, o evento é muito importante para o CEFET-MG e para o público externo. “Nossos alunos mais uma vez são destaque ao mostrar o campus e apresentar os cursos”, explica. “Foi gratificante ver os olhos dos estudantes que nos visitaram brilharem”.
Olhos para o futuro
Para muitos dos visitantes, a Mostra é um vislumbre do que o futuro deles será. Foi o caso de Amanda Godinho, que visitou a Mostra em 2023, quando estudava na Escola Estadual Celso Machado, em Belo Horizonte. A primeira impressão do CEFET-MG para Amanda, que hoje cursa Estradas, no campus Nova Suíça, foi de ser “um lugar super acolhedor, com ótimas oportunidades para crescimento pessoal e profissional”. Desde então, ela relata ter tido impactos muito positivos em sua vida, pelas “oportunidades de crescimento e acesso à educação e a projetos de pesquisa incontáveis”.
Millena Duarte visitou duas edições da Mostra – em 2023, sozinha, e em 2024, com a Escola Municipal Rita Carmelinda Rocha, de Contagem. “O que mais me atraiu na Mostra foi a possibilidade de conhecer melhor cada curso e, assim, tomar uma decisão mais consciente na hora de escolher minhas opções”, afirma. “Me inscrevi no CEFET porque buscava um ensino de qualidade, com preparação para o mercado de trabalho, acesso a um ambiente amplo com muitas oportunidades e, principalmente, por ser uma instituição acessível”. Hoje, Millena faz Controle Ambiental, no campus Contagem.
O ingresso no CEFET-MG também foi transformador para Lucas Batista: segundo ele, mudou diretamente o rumo da sua vida pessoal e profissional. Ele visitou individualmente a Mostra de Cursos e se apaixonou pela área da programação. “O que mais me atraiu na Mostra foi um robô que alguns alunos haviam montado e estavam exibindo durante o evento. Achei incrível ver aquilo e isso despertou ainda mais minha curiosidade e vontade de aprender sobre programação. Foi esse momento que me motivou a me inscrever no processo seletivo do CEFET e escolher o curso de Desenvolvimento de Sistemas”. Ele se formou no curso técnico e hoje faz a graduação em Engenharia de Computação, também no campus Timóteo.
A Mostra é promovida pela Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (Dept) e pela Diretoria de Graduação (Dirgrad) desde o ano 2010 e é realizada anualmente e em todos os campi do CEFET-MG.
Mais
Leia esta e outras reportagens no jornal Diagrama do CEFET-MG.


Serviço de e-mail